Friday, November 21, 2008

E as vesperas da Fuvest...

Dia 17 de novembro de 2008.
12:28 pm
Todos sentados a mesa, almocando.

- Quis fazer macarrao para que te desse bastante sustento para a prova hoje. Os soldados comem macarrao. – disse minha mae.
- As bailarinas tambem em dia de apresentacao – completou minha irma.

Entao era isso. Estavam me preparando para uma guerra, batalha, luta, sei la – chamem como quiserem. O engracado era que por mais que eu sabia que essa prova era importante, e por mais que eu sabia que eu nao era das mais preparadas, nao estava tao nervosa. Sinto muito, mas nao acho que seja a minha hora. O meu ano. Muito menos senti como em uma batalha. Nao ate chegar no local da prova do vestibular da Unicamp 2009 e ver todas aquelas pessoas na mesma situacao que eu, muitos eram mais velhos vindos de cursinhos e eu, que alem de estar "apenas" terminando o terceiro ano e aparentar mais jovem do que sou; sentia estar com uma feicao decidida e responsavel, embora a unica certeza que tinha quanto a prova e que daria o meu melhor, mas dificilmente me sairia entre as melhores. Subir o caminho interminavel ate o ultimo andar onde era minha sala, ai sim, me senti como em uma batalha, todas aquelas pessoas no minimo ansiosas por sua prova, no minimo com a esperanca de por menos armas e tenham, talvez podem vencer esssa guerra, batalha, luta, sei la.
Mas uma guerra contra quem? Muitos lutam contra aqueles a sua volta, os concorrentes, os veem como seus maiores inimigos. Alguns ja colocam o mal nos corretores de prova, principalmente os de redacao. Ha aqueles que muito longe disso, batalham por um diploma de 2º grau lutando contra a escola, professores, direcao. Tambem existem os que batalham para provar a familia, amigos do que sao capazes. Mas, acima de tudo, todos lutamos contra nos mesmos, lutamos contra a duvida do que queremos, contra o remorso de nao ter estudado ou contra o receio de nao conseguir vencer; e temos que lutar para fazer com que nossas escolhas, decisoes tenham sido as melhores possiveis.

A todos os vestibulandos, boa sorte.

2 comments:

Nathi said...

Laurinha, a FUVEST tem mesmo algum tipo de coisa que meche com a gente, mas você consegui resumir o que todos nós sentimos e o melhor, pareceu que você fez isso sem nenhum esforço...pareceu que estávamos na sala do B01 conversando sem nenhum compromisso, gostei! Com Certeza vou virar leitora acídua (é assim que escreve?!) do seu Blog!!

beijos

^^

(¯`·._.·[««©¡§ëy»»]·._.·´¯) said...

Sem dúvida uma batalha. Não haveria definição melhor do que a que você deu. =]Uma batalha de vários vencedores, mas só um legítimo e esse seria o próprio vestibulando, é claro. Créditos aos pais, professores e amigos.
Como diriam os sábios se eles saissem do cume do monte: FUVEST é vida, fode com a gente. Ou como diriam alguns mais maliciosos: é que nem sexo, não importa a posição, o importante é que entre. HAHAHAHA

Brincadeirinha. ;-)