Wednesday, November 18, 2009

Lucas Silva e Silva

Existem pessoas que são sonhadoras. Elas almejam seus objetivos de forma lúdica e bela, chegam a fantasiá-los, imaginam-se neles, e agarram toda e qualquer oportunidade que os tornem mais próximos de alcançá-los. Também existem pessoas que vivem sonhando. Elas, também chamadas de nefelibatas, são sonhadoras, almejam seus objetivos de forma lúdica e bela, e fantasiam, não só seus objetivos, mas como a vida em geral. E não digo isso dos otimistas ou românticos, mas sim daqueles que encontram nas fantasias que criam, o seu mundo ideal e, fazem dele seu refúgio, quando as situações do mundo real não lhe agradam.
A principal diferença entre os sonhadores e os nefelibatas é que os primeiros, reconhecem, enfrentam e sofrem diante da frustração da não-realização de seu sonho, ou até mesmo ante os obstáculos encontrados para realizá-lo. Os segundos, por sua vez, diante do conflito, se voltam para o mundo interior e fantasiam situações favoráveis a eles, de modo que estão sempre a evitar a realidade, criando uma falsa idéia de satisfação e realização. Esses, dificilmente estarão por completo no mundo real, geralmente estão em outra frequência e meio que o resto do mundo, e por isso, poucos serão os momentos na vida que terão vivido de verdade.

9 comments:

Nathi said...

Hii Dear!!

Que bom ter suas palavras nesta madrugada!

Já estava feliz por ter um concorrente a menos na disputa do título do Brasileirão [Plameiras perdeu pro Grêmio] e ainda vem você pra completar!

^^

Eu tenho sonhado muito, com as férias, estou cansada de Sampa, e sinto meu intimo clamando pelos meus, mas ao mesmo tempo estou adorando a faculdade e as pessoas que têm feito meus dias mais de "sonho", enfim, dilemas, isso é vida, e vida "real"!

Espero que esteja sonhando com seu futuro e sou feliz de saber que você além disso, luta po ele!

Um grande beijo de saudade, Nathi

teoriasrabugentas said...

Não sei ainda se sou sonhador ou nefelibata. Ultimamente, ando desacreditado... E só. E o pior para um sonhador ou nefelibata é desacreditar... A vida fica sem sentido. Sem sonho, a gente morre. Falo por mim e por meu povo. Já vivi o sonho e já lutei muito por ele. Ou por eles. Mas acho que preciso de sonecas, com sonhos menores e mais realizáveis. Porque esse meus "sonhos de ícaro" só tem me dado o que deram ao cantor... Um paraquedas na cara.

GABRIEL, gustavo said...

Voltaste, hein, guerreira?

Não sei se é bom ser um ou outro deles, nefelibatas e sonhadores. No fim das contas, se eu pudesse preferir, não seria um dos dois.

Mas...

João Gilberto Saraiva said...

Fiquei curioso com o título. O que ele significa num texto sobre os "voadores" om os pés no chão?

Não conheci a palavra nefelibata, pra mim eu era "doido" mesmo.

Até mais doutora, estou feliz por sua volta.

João Gilberto Saraiva said...

PS: Lembrei agora quem é Lucas Silva e Silva x D

teoriasrabugentas said...

Valeu pelo comentário...

Quando li isso aqui, e estando em um momento desacreditado, a primeira coisa em que pensei foi na música do Gonzaguinha... a tal que você ouviu. (coloquie a letra no blog, inclusive... pq estava me sentindo assim).

Dias depois, menos triste, mas igualmente sem sonhos, relembrei o Trem para as estrelas. O filme, inclusive... Que fala de sonhos e buscas. Hoje já estou mais sonhador. Ou será que estou nefelibata? Vai saber...

Rubens da Cunha said...

a primeira vez que li essa palavra: nefelibata - comedor de nuvens - tive um susto de beleza.
obrigado por sua visita ao Casa de Paragens

abraços
RUbens

Mari Lopes said...

Muito interessante Lis. Gostei bastante do teu texto e também nunca tinha ouvido falar em nefelibatas (e que palavra estranha).

Acredito eu que eu me encaixo mais no grupo das sonhadoras, tenho uma amiga que me diz que eu estou sempre com a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Adoro!

Bjos e bom retorno!

(¯`·._.·[««©¡§ëy»»]·._.·´¯) said...

Hmmm.. é... nefelibata eu não sou, porque, de acordo com o texto, para isso deveria me voltar para dentro do meu mundo perfeitinho e fingir que está tudo bem, certo? o_o
Meu problema não é sonhar demais, é prestar atenção de menos...
Viver com plenitude para mim é um estado de graça do qual não compartilho integralmente.
Mas como diria Clarice Lispector, o estado de graça não deve ocorrer aos humanos com tanta frequência..

Ixi.. to brisando..
Enfim.. ^__^'''